segunda-feira, 18 de junho de 2007

O Declínio

"O homem acredita sobretudo no que ele quer que seja verdade. Rejeita coisas difíceis por incapacidade de reflexão; coisas sensatas, porque vão contra os seus sonhos; as coisas mais profundas da natureza, por superstição; a luz da experiência, por arrogância e orgulho; e aceita as coisas em princípio inaceitáveis, por respeito à opinião corrente."

Francis Bacon


Gostei desse trecho , vi no fotolog da tremere...


O homem está constantemente fugindo do que é difícil , complicado , contrário...
O homem não quer refletir , abstrair , evoluir.
Isso exige demais , pensam eles em sua maioria.

O que eu acho é que esse é o caminho mais fácil para as vitórias internas e externas : A reflexão , o autoquestionamento , parar uns segundos para ver a própria vida de outro ângulo e perguntar sobre a finalidade das coisas que fazem...

Isso evitaria mais problemas internos pois é muito bom saber os motivos das coisas que nos movem , os motivos de nossas ações e pensamentos , ou seja , aumentar a consciência de sí mesmo , da sua própria condição e da realidade a sua volta.

Essa seria a primeira etapa de um caminho que eu diria o mais importante.

O caminho para o Declínio.

Como diz Nietzsche :

''O Homem é uma corda estendida entre o animal e o super-humano.

O que é grande no homem é ele ser uma ponte e não uma meta.O que se pode amar no homem é ele ser uma passagem e um declínio.

Eu só amo aqueles que sabem viver no estado de declínio porque esses chegam ao alto e alem. ''

Mas o que seria esse declínio?

Eu diria que o declínio é FINALIDADE maior , ou seja , superar-se.
Quem lê com olhos desatentos pode entrar no equívoco de achar que é uma referência à coisas deprimentes e tristes , decadência.

Eu acredito ser o FIM.
O FIM do homem é se tornar o super-humano , sobre-humano. Subverter sua própria condição precária.

E acredito que só começamos a andar por essa passagem , estrada , meio...a partir dos questionamentos difíceis.

Descartes diz : Penso logo , existo.

Eu diria : Penso logo , QUESTIONO.

.
.
.

Estamos acostumados às coisas fáceis e prontas , conceitos prontos...desde que nascemos tudo é posto para nós de forma já construída.Ninguém quer saber se aceitamos ou não as coisas tal como são.

Geralmente todo mundo passa pela vida sem pensar sobre isso...mas , não te incomoda saber que tudo que você vive , a realidade , os conceitos e até seus pensamentos? - pois nossos pensamentos são influenciados de uma forma tão intensa que nem imaginamos isso , e acabamos por achar que todas idéias são nossas...grande equívoco!

Não o incomoda saber que a maioria das coisas na sua vida não foram feitas por você? Que você se moldou e foi moldado desde criança para aceitar coisas que nem sempre te satisfazem?Que você se acostuma e se acostumou a tudo? Se acomodou a uma realidade feita por outras pessoas? Que você não é dono de sí , da sua vida nem das suas idéias em grande parte?

Não , não estou falando para você destruir as coisas como são. É impossível destruir a realidade comungada por todos. A questão não é destruir o que está fora de você , mas o que essas coisas de fora fazem DENTRO de você...eu falo de colocar conceitos , preconceitos , dogmas , concepções , opiniões , ideologias , TUDO em questionamento.

Por que faço?
Por que penso assim?
De onde veio isso?
Por que estou agindo assim?
O que me motiva?
Por que eu vivo?
O que me mantém vivo de fato?

A partir deste momentos , meus caros...uma coisa acontecerá...

A partir de questionamentos complicados você perceberá de onde tudo vem.
De onde seus pensamentos vêm.
Se eles são seus ou se são convenções.

Você saberá o que te influencia e que geralmente sempre ficou oculto da sua consciência.


Neste momento , tudo se quebra.

E começa o declínio.

O Declínio que te leva a ser realmente dono de sí.

Que te leva ao FIM máximo de sua existência : Conhecer-te a ti mesmo.

Ouse Declinar.

(Continua )

Liege

Um comentário:

Três disse...

Continua?
Nossa,vc escreve demais!

hahaha pronto,essa foi a parte da crítica.
qto ao resto,penso q é por isso q os filósofos eram os reis do ócio,pq kem tem q pegar onibus,trabalhar e cumprir prazos n tem tempo para declinar.