quarta-feira, 13 de junho de 2007

Meios e Fins

É uma característica da racionalidade agir , pensar , planejar as coisas em vista da relação meios e fins. Característica que noto em mim , não tão delineada , mas de certa forma muito presente...buscando uma eficiência para execução de determinadas coisas.

Procuro traçar metas , estratégias ou no mínimo organizar os meios para atingir determinados fins.

Não , não acho que os fins justificam os meios , como DIZEM falar Maquiavel , que por sinal , não é uma fala dele. Passando rapidamente por Machavelli , quero só dizer que a interpretação mais atual é que Maquiavel NÃO É Maquiavélico! Não...ele não defende a tirania e a violência sobrepondo-se sobre tudo... quem ler O Príncipe verá que ele defende determinadas atitudes para situações urgênciais e específicas , geralmente como ultima alternativa.

Saindo de Maquiavel , acho que visar com precisão a finalidade de tudo que faço é de suma importância! A finalidade de tudo pra mim é uma questão de existência! Uma questão ontológica. ( Ontologia = Ciência do Ser enquanto Ser )

Ser é uma das finalidades.Talvez também seja um meio.É necessário SER para atingir outros fins maiores.

Esse é o meu caso , sou uma pessoa que busca sentidos , razões e finalidades. Que busca um horizonte...mesmo que as vezes seja algo subjetivo...é minha característica...ás vezes frustrante , porque nem tudo tem uma finalidade , ou tem?
Existem as coisas com finalidades em si mesmas. Talvez essas sejam as mais puras.
Viver tem um fim em si mesmo?

Essa idéia de fim em si mesmo foi formulada pelo filósofo Kant.
Ele fala sobre o homem ser um fim em si mesmo.
Mas essa questão deixo para ser dessecada em outro dia.

Alguns dizem que as relações MEIO/FIM são coisas pragmáticas.
Eu estou tratando fora dessa óptica.

Passo para o lado mais subjetivo e psicológico , saber o por quê de nossas ações , saber o que motiva nossas atitudes , a origem e a intenção mais profunda ou até superficial de nossos pensamentos...isso tudo ajuda o auto-conhecimento. Coisa mais auto-ajuda né? Não...essa não é minha finalidade! hehehehhe.

Só quero dizer que...observo muito que as pessoas agem sem saber o motivos que as movem...esquecem da finalidade. Talvez fiquem mais fixadas nos meios pra atingir sei-la-oque.

Se é válido ou não estar atento aos fins...e ter cuidado com meios , seja no campo subjetivo , interno , pessoal ou pragmático...eu não sei!

Mas sei que no meu caso isso tudo me ajuda a direcionar minha vida.E costumo entrar em crise quando perco essa referência ( que está na minha própria subjetividade ).

Perder a idéia de finalidade é perder a razão de existir , para mim.
Não sei se isso é bom ou ruim.
Tem gente que vive por viver , existe por existir. E que a vida o leve.

Eu estou na fase de achar que a vida não tem vontade própria , e que ela não está direcionada para mim ou para você , a vida é para todos. Por isso , no mínimo , quero ter autonomia no meu caminho.

Posso estar certa ou errada , equivocada.

Amanhã posso mudar de pensamento , amanhã tudo pode estar diferente.

Amanhã posso querer outra coisa , traçar outro fim.

Outra coisa de grande importância é isto: saber que a qualquer hora tudo pode mudar.E que a qualquer hora é preciso mudar de fins , meios...porque a vida é dinâmica , sinestésica , dialética...

E a melhor maneira de se manter constante diante da vida é saber ser inconstante.

Flexível.

Heráclito diz : ''Phanta Hei'', ou seja , Tudo Flui.

Veja só que contradição! Como ter meios e fins estipulados quando a vida muda tudo a qualquer momento?

Termino essa conversa outro dia!

Quem quiser me ajudar na discussão , contribuir com algum ponto de vista.
Isso ajudaria muito.

Porque ainda quero falar sobre esse paradoxo , sobre a dialética inclusive.
A coexistência de ter fins direcionados diante da mutabilidade da vida.
Até onde deve ir os fins?As metas?O horizonte?
Até onde devo lutar pelo que quero?
E as decisões? O que deve ser realmente fixo?

Isso dá pano pra manga! >.o
Mas acho relevante ter essa consciência.

Isso é situar-se na vida.

Ou você quer ser folha ao vento?

''Somente peixes mortos se deixam levar pela correnteza''.

Acredito que a coexistência da fluidez e da determinação exista , e ela é explicada pela Dialética!

Um abraço a todos.

Liege


OBS: Um Pouco Sobre os Filósofos Citados

Nicolau Maquiavel (Florença, 3 de Maio de 1469 — Florença, 21 de Junho de 1527) foi um historiador, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da Ciência Política moderna, pela simples manobra de escrever sobre o Estado e o governo como realmente são — a verità effettuale della cosa – e não como deveriam ser.

Immanuel Kant ou Emanuel Kant (Königsberg, 22 de Abril de 1724Königsberg, 12 de Fevereiro de 1804) foi um filósofo prussiano, geralmente considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna, um representante do Iluminismo, indiscutivelmente um dos seus pensadores mais influentes. Kant teve um grande impacto no Romantismo alemão e nas filosofias idealistas do século XIX, tendo esta sua faceta idealista sido um ponto de partida para Hegel.

Heráclito de Éfeso (datas aproximadas: 540 a.C. - 470 a.C. em Éfeso, na Jônia) foi um filósofo pré-socrático, recebeu o cognome de "pai da dialética". Problematiza a questão do devir (mudança).

Fonte : www.wikipedia.com


Um comentário:

Três disse...

Ninguem afirmou que Maquiavel disse "os fins justificam os meios"
Mas foi o que interpretaram de seus escritos.
E não acredito que tenham errado.

Mas o que sei?Sou apenas uma folha ao vento.
Cuidado com tantos questionamentos,com essa intensidade..."A pior solidão que existe é darmo-nos conta de que as pessoas são idiotas.*"



* Gonzalo Torrente Ballester