segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Com a morte na alma

Um grande filósofo estóico disse : '' male vivit quisquis bene nasciet morri'' , ou seja , mal vive o homem que não sabe morrer.

Saber morrer em vida, viver com a morte na alma é dar valor às coisas que realmente valem a pena, coisas que as pessoas só descobrem quando se dão conta da morte próxima.
De repente o chão some...os antigos valores caem por terra, você consegue ver a futilidade desses valores e de certos anseios...nada disso vai suprir o desespero da inexoravel inexistêsncia.
Pode ser hoje, amanha...ou tem um tempo determinado, no caso das doenças degenerativas...ou câncer.

E as pequenas coisas passam a valer mais...
E você se sente separando de tudo , mas paradoxalmente indo ao encontro do Todo...

Pra que valeu ter trabalhado em função do dinheiro a vida toda?
Esquentado a cabeça com dívidas?
Com a procura do sexo oposto ''perfeito''?
Com a busca do corpo ideal , aquele maldito corpo padrão?

Você poderia ter rido mais...sorrido mais.
Ouvido mais e falado menos.
Você poderia ter observado mais as coisas as pessoas e a sí mesmo em vez de ficar restrito ao superficie, olhando seu cabelo no espelho.
Você poderia ter sentido o vento e se molhado na chuva...você ja caminhou na chuva?
Não...não é aquele clichê auto-ajuda '' a beleza esta nas coisas simples''.
A beleza não está aí...ela surje quando a gente junta tudo...
O Cômico e o Trágico
A vida e a Morte
As partes e o Todo...
Então as coisas começam a fazer sentido sem a necessidade de uma religião ou um deus para explicar tudo...

A verdade é muito óbvia : você está sempre prestes a desaparecer.
Você é como as flores.É efêmero.
A efemeridade é bela por sí só...tudo que esta prestes a acabar possui mais valor.

Você é um ser finito...mas possui sonhos e desejos infinitos.
Seu corpo é restrito, pesado...
Sua mente vai a qualquer lugar.

Eu quero aprender a viver com a morte na alma.
Para dar valor às coisas que vão ser importantes quando eu estiver a beira da morte de fato.
Dar mais valor aos meus dias.Sabor,beleza...
Dar mais sentido aos meus atos.
Direcionar melhor meus desejos...
Dar atenção às pessoas que merecem...
Enfim, um bucado de coisa! =)

A presença da morte na vida é pra mim uma filosofia de vida maravolhosa.
Todos os dias você morrer um pouquinho, se destruir aos poucos....para reconstruir.
Na Morte Renascer Íntegro.

Cara , o excesso de necessidades cansa demais!
Temos necessidades absurdas e demasiadas, muitas vezes inúteis.
Desejo, desejo,desejo....pelo que?
Qual o valor do seu desejo? Qual o VALOR do seu desejo?

O que você faz com seus dias?
Você sempre faz as mesmas coisas...quase um robô.
Acorda!
Arrume melhor seus dias para que eles possam representar sua vida inteira.
Você pode morrer amanha!
Qual vai ter sido o valor da sua existência?
Produzido mais lixo? Respirado mais oxigenio? Bebido amis água?
Você tem uma dívida com o mundo...então de valor aos seus dias.
Faça seus dias terem valor...

Porra , não to fazendo texto auto-ajuda...isso tudo é pra mim mesma!
Eu preciso ler isso um milhão de vezes...
Preciso subverter-me.
Parar de entrar nos mesmos vícios e desejos...
Eles desvalorizam demais minha vida...

Eu to cansada, envelhecendo mais que o normal...não eu corpo...mas minha energia.
A gente vai cansando de tentar e tentar...e não sabe onde descansar.
Dormir o dia todo não adianta mais!


Cansei já tem um tempão...hahahaha.

Mas uma coisa me fez ver que a morte pode chegar amanhã.


.

Nenhum comentário: